Os problemas que afetam nossa garganta são dilemas que convivemos ao longo da vida.
Desde pequenos, muitos de nós já passamos por momentos de rouquidão, dor de garganta e aquela sensação de garganta fechada que não passa nem um gole de água?
A laringite, embora muitas vezes associada a crianças, não é exclusiva da infância. Ela pode atingir qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, devido a diferentes causas, e é uma das condições mais comuns que afetam a nossa voz e garganta.
Eu sou a Dra. Thainá Machado, otorrinolaringologista e, hoje, o assunto é a laringite, seus sintomas e as opções de tratamento para a garganta.
O que é a laringite?
A laringite é uma inflamação da laringe – a parte da nossa garganta responsável pela produção da voz, respiração e deglutição. Fica na parte superior das vias respiratórias e é um mecanismo importante, digamos até fundamental, para a produção vocal.
Trata-se, portanto, de uma irritação que afeta a laringe, causada por diversos fatores, como infecções virais, uso excessivo da voz ou até problemas ambientais.
Um dos principais sintomas da laringite é a alteração da voz, que fica rouca, grave ou até ausente, o que torna difícil se comunicar.
Existem dois tipos principais de laringite: a aguda e a crônica.
- Laringite aguda: É a forma mais comum, que geralmente ocorre por infecção viral, como resfriados ou gripes. A laringite aguda costuma durar de alguns dias a uma semana.
- Laringite crônica: Geralmente causada por irritação contínua, como o fumo, refluxo gástrico, ou o uso excessivo da voz. Ela persiste por mais tempo e pode exigir tratamento especializado.
Quais são os sintomas de laringite?
A laringite pode se apresentar de maneiras diferentes, mas os principais sinais incluem:
- Rouquidão ou perda da voz: A principal característica da laringite é a alteração da voz. Você pode sentir que a voz fica mais grave, fraca ou até ausente.
- Dor ou irritação na garganta: Sintoma de laringite bastante clássico, a sensação de ardência ou desconforto ao falar ou engolir.
- Tosse seca: A tosse pode aparecer como uma forma do corpo tentar aliviar a irritação na laringe.
- Dificuldade para falar: Além da rouquidão, você pode sentir que sua voz não sai com a intensidade ou clareza de antes. Dói até para falar.
- Sensação de garganta seca ou irritada: O desconforto na garganta pode ser uma sensação constante.
O que pode causar a laringite?
Vários fatores podem desencadear os sintomas de laringite, desde infecções virais até fatores ambientais e hábitos prejudiciais.
Explicando com detalhe:
- Infecções virais: Como o resfriado comum e a gripe.
- Uso excessivo da voz: Falar ou gritar por muito tempo pode estressar as cordas vocais e causar inflamação.
- Refluxo gastroesofágico: O ácido do estômago pode chegar à laringe e irritá-la.
- Fumo: O tabagismo é uma das causas mais comuns de laringite crônica.
- Poluição e ar seco: A exposição a ambientes com ar poluído ou seco pode ressecar e irritar a laringe.
- Alergias: As reações alérgicas também podem afetar a laringe, causando inflamação.
Como tratar a laringite?
O tratamento depende da causa e da gravidade dos sintomas da laringite.
Felizmente, na maioria dos casos, a laringite é temporária e pode ser tratada com cuidados simples. Aqui estão algumas recomendações:
- Hidratação constante
- Repouso vocal
- Inalação de vapor
- Gargarejos com água morna e sal
- Evitar substâncias irritantes e tóxicas
- Uso de medicamentos orientado pelo otorrinolaringologista
- Alimentação leve
Quando procurar um otorrino?
A laringite, embora comum, pode ser desconfortável e afetar bastante a nossa qualidade de vida.
Apresentando tantos sintomas ruins, nosso corpo desanima e pede socorro, portanto, se você estiver com dificuldades para engolir, dor intensa e febre, procure atendimento médico imediatamente.
Com os cuidados adequados e o tratamento certo, é possível superar os sintomas da laringite e prevenir que ela volte a acontecer. Na Machado Convento Otorrinolaringologia, os melhores tratamentos para ouvido, nariz e garganta esperam por você. Clique aqui e agende.