Machado Convento Otorrinolaringologia

Nasofibrolaringoscopia: o que é e o que este exame revela?

Se você está tentando entender o que é Nasofibrolaringoscopia, saiba que esse exame é um dos mais importantes para investigar desconfortos no nariz, garganta e laringe. 

Trata-se de um exame simples, feito no consultório mesmo, mas que pode trazer respostas super importantes. 

Às vezes, a gente sente um incômodo pequeno, um nariz entupido, uma rouquidão que não passa, aquela sensação chata de algo preso na garganta, mas nem imagina que pode ter algo por trás precisando de atenção.

Por isso, se você vive com esses sintomas ou tem dificuldade para engolir, percebe mudanças na voz ou sente que algo está fora do normal, um especialista pode solicitar esse exame para investigar melhor o que está acontecendo.

Então, vamos direto ao ponto: o que exatamente esse exame mostra, como ele funciona, quando é indicado e o que ele pode revelar sobre sua saúde?

Nasofibrolaringoscopia: o que é e o que este exame revela?


Afinal, o que é Nasofibrolaringoscopia?

É um nome complicado, mas o exame em si é mais simples do que parece. A Nasofibrolaringoscopia permite que o médico veja, com detalhes, a parte interna do nariz, da garganta e da laringe. 

Para isso, ele usa um tubinho bem fino e flexível com uma microcâmera na ponta. Por este tubo, se faz todo o caminho, entrando pelo nariz.

Com essa câmera, o médico consegue olhar tudo por dentro, ao vivo, direto na tela. Parece desconfortável, mas é bem tranquilo: antes, é aplicado um spray anestésico que deixa a região menos sensível e tudo é feito com muito cuidado. Além disso, o exame dura apenas alguns minutinhos.

E sabe o que é mais interessante? Ele mostra tudo com muita precisão. Assim, o médico consegue identificar inflamações, inchaços, pequenas lesões, alterações na estrutura e até sinais iniciais de doenças mais sérias, como paralisia nas cordas vocais ou tumores.


Quando a Nasofibrolaringoscopia é indicada?

Esse exame costuma ser solicitado quando o paciente apresenta sintomas persistentes e que precisam de uma investigação mais aprofundada. Os sinais mais comuns incluem, por exemplo:

  • Rouquidão sem causa aparente ou que não melhora com o tempo;
  • Sensação de entupimento nasal constante;
  • Dificuldade para engolir ou sensação de “bolo” na garganta;
  • Tosse crônica;
  • Sangramentos nasais frequentes;
  • Apneia do sono;
  • Suspeita de refluxo laringofaríngeo,
  • Avaliação das cordas vocais (como em profissionais da voz).


Além disso, a Nasofibrolaringoscopia também é usada para acompanhar a evolução de tratamentos ou verificar a recuperação após cirurgias na região.


O que o exame pode revelar?

Uma das maiores vantagens da Nasofibrolaringoscopia é a sua capacidade de mostrar exatamente o que está acontecendo ali dentro. Com ele, é possível:

  • Diagnosticar rinite, sinusite e outras inflamações nasais;
  • Identificar pólipos, cistos e lesões na laringe;
  • Verificar paralisia ou alterações nas cordas vocais;
  • Avaliar desvio de septo e hipertrofia das adenoides;
  • Observar sinais de refluxo que atingem a garganta,
  • Detectar lesões suspeitas que precisam de biópsia.


O exame também é essencial para quem usa muito a voz, como professores, cantores e locutores, pois ajuda a prevenir e tratar problemas vocais com precisão.


E depois do exame?

Logo após o exame, o paciente já pode conversar com o médico e entender o que visualizou. Em muitos casos, o laudo vem com fotos ou gravações que ajudam no acompanhamento posterior. 

Não há necessidade de repouso e a pessoa pode retomar suas atividades normalmente. Mas, para comer ou beber é necessário aguardar cerca de 30 minutos, até passar o efeito do anestésico.

Dependendo dos achados, o médico pode indicar exames complementares, medicações, acompanhamento com fonoaudiólogo ou até uma cirurgia. Mas tudo vai depender da causa dos sintomas.


Cuide da sua saúde com quem entende

Na Clínica Machado Convento, você conta com tecnologia, equipe experiente e um atendimento que vai além do exame.

Aqui, unimos atenção aos detalhes e escuta ativa para entender o que você sente e indicar o melhor caminho. Marque sua consulta com nossos especialistas! Estamos prontos para te acolher, fazer um diagnóstico preciso e indicar o tratamento certo para o seu caso!

Dra. Thainá Machado​

Os conteúdos da Machado Convento Otorrinolaringologia são escritos por seus fundadores, Dr. José Carlos Convento Júnior e Dra. Thainá Machado, especialistas no cuidado da saúde dos ouvidos, nariz e garganta. Com mais de 1000 cirurgias realizadas, oferecem um atendimento humanizado e de excelência, com expertise em desvio do septo nasal, sinusite, roncos e apneia do sono, remoção de amígdalas e adenoide. Para mais informações ou agendamentos, entre em contato pelos telefones (11) 96634-0048 / (11) 4210-4293 (11) 2050-5188 ou pelo e-mail machadoconvento@gmail.com.

Últimos posts

10 cuidados para manter sua garganta saudável

10 cuidados para manter sua garganta saudável

A garganta é uma parte fundamental do nosso corpo, responsável por funções de grande impacto como falar, engolir e respirar. …

Entre em contato