Você sabe o que é desvio de septo e como essa condição pode impactar diretamente tanto a sua saúde respiratória, como a sua qualidade de vida?
Trata-se de um problema bastante comum, mas que muitas vezes passa despercebido por muito tempo, até que os sintomas comecem a prejudicar gravemente a saúde.
Por isso, vamos entender melhor a seguir o que é essa alteração, quais são as suas causas, os principais sintomas para ficar de olho e os tratamentos disponíveis. Acompanhe!
O que é desvio de septo?
O que é desvio de septo é uma das dúvidas mais comuns dentro dos consultórios de otorrinolaringologia.
O nosso septo nasal, a estrutura que divide o nariz em duas narinas, idealmente deveria ser reto, para possibilitar que o ar entre de maneira equilibrada pelos dois lados.
No entanto, em muitas pessoas, o septo é torto ou desalinhado, sendo essa a principal característica do desvio de septo.
Esse desvio pode ser leve, moderado ou acentuado e nem sempre é tão perceptível à primeira vista.
Além disso, o desvio também pode começar a comprometer gravemente a passagem de ar. Por isso, pode causar muitos desconfortos na respiração e interferir diretamente no bem-estar do paciente.
Nesses casos, iniciar um tratamento adequado é a única maneira de restaurar a qualidade de vida.
Principais causas do desvio de septo e seus sintomas
O desvio de septo pode ser congênito, ou seja, a pessoa já nasce com ele ou adquire ao longo da vida, principalmente após a ocorrência de traumas na região do nariz, como quedas, acidentes ou pancadas.
Além disso, outros fatores que podem contribuir para o agravamento da condição são o crescimento irregular da cartilagem nasal durante a adolescência e processos inflamatórios crônicos, como rinite e sinusite.
Em muitos dos casos, o desvio de septo não causa nenhum sintoma grave. Por isso, só é descoberto durante exames de rotina com o otorrinolaringologista.
Mas quando os sinais aparecem, eles costumam afetar diretamente a capacidade de respiração das pessoas, sendo os principais:
- Dificuldade para respirar pelo nariz, principalmente de um lado;
- Nariz entupido de forma recorrente;
- Ronco durante o sono;
- Apneia do sono (pausas na respiração ao dormir);
- Dor de cabeça ou pressão facial;
- Sangramentos nasais frequentes;
- Infecções respiratórias repetidas (como sinusite)
- Boca seca por conta da respiração bucal,
- Cansaço excessivo durante o dia.
É importante ressaltar que esses sintomas podem ficar ainda mais intensos em períodos de resfriados, crises alérgicas ou em locais com um clima seco.
Diagnóstico e quando procurar um especialista
O diagnóstico do desvio de septo é feito por um otorrinolaringologista através de uma avaliação clínica e de exames complementares, como a endoscopia nasal e tomografia da face.
Independente de ser um desvio de septo, é fundamental buscar um especialista se estiver lidando com qualquer sinal de dificuldade para respirar pelo nariz, roncos frequentes, infecções recorrentes ou quaisquer outros sintomas que estejam comprometendo a sua capacidade de respirar bem.
Afinal, mesmo que os sintomas pareçam leves, apenas um otorrino poderá avaliar a gravidade do desvio e indicar o melhor tipo de tratamento para o seu caso.
Existe tratamento para desvio de septo?
O tratamento depende do grau da alteração e da intensidade dos sintomas.
Geralmente, em casos mais leves, pode ser feito uso de medicamentos para ajudar no controle da inflamação nasal, como corticoides tópicos, descongestionantes e lavagem nasal com soro fisiológico.
No entanto, quando o desvio é mais acentuado e já está afetando a qualidade de vida do paciente, a cirurgia septoplastia pode ser a melhor opção de tratamento.
Esse procedimento visa corrigir a posição do septo nasal, restabelecendo a passagem de ar pelas narinas e é uma cirurgia segura.
Cuide já da sua saúde respiratória!
Escolher uma clínica com estrutura moderna e profissionais especializados no assunto faz toda a diferença no diagnóstico e no tratamento do desvio de septo.
Na Machado Convento, oferecemos cuidado completo desde o primeiro atendimento, até o pós-operatório.Se você precisa de ajuda para restaurar a sua respiração e voltar a viver melhor, clique aqui e agende já a sua consulta conosco!